Conheci essa frase há muitos anos por uma música da banda Megadeth, depois descobri que veio do filósofo S. Kierkegaard:
"É verdade quando a filosofia diz que a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás. No entanto, esqueceram de outra frase: que ela só pode ser vivida olhando-se para a frente."
Sempre gostei muito dessa mensagem. E o tempo passando foi me ficando mais compreensível ainda o que quis dizer. Eu continuaria mudando a citação, dizendo que só pode ser vivida agora, seguindo em frente sim, mas olhando pra esse momento. Por mais clichê que possa parecer, a verdade é que só se vive no presente. Passado é memória, se lembramos, estamos lembrando no presente e futuro é imaginação, se estamos fazendo planos, estamos planejando no presente.
Realmente, quando olhamos a vida de trás pra frente, podemos ter um outro olhar, mais amplo e maduro. Ao assistir um filme ou ler um livro, geralmente parece que tudo estava "destinado" ter aquele fim, as peças todas se encaixam. Nós no papel passivo, fica muito fácil ficar opinando o que o personagem deveria fazer ou deixar de fazer, pois estamos enxergando de fora, percebendo todo o contexto, de todas as pessoas envolvidas, sem estarmos tão envolvidos emocionalmente como o personagem (até podemos nos envolver, mas nem se compara com nossa vida, rsrs).
Já quando é conosco, quando somos nós que estamos vivendo o presente, é comum cometermos erros (assim chamamos), pois não estamos plenamente conscientes, ainda.
Depois aprendemos, e que bom que é assim. Não tem porque nos culparmos, pois nossas escolhas, nosso modo de agir, vai de acordo com o que podemos fazer de melhor no momento.
Se pudesse voltar atrás você faria diferente? Mas voltar atrás, seria voltar ao mesmo que você era, o amadurecimento, veio justamente porque você passou por tudo isso.
"As respostas de ontem não tem nada a ver com questões de hoje". Diz nessa mesma música do Megadeth.
É isso. Não dá pra compararmos. Estamos sempre em processo de mudanças. O que servia pra ontem, pode não servir pra hoje. As respostas mudam. As perguntas mudam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário