terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Grandes mudanças acontecem de dentro pra fora"

   Queremos tanto que a situação que está nos incomodando mude, mas às vezes ficamos só reclamando, sem nos mexermos e assim de nada ajuda, só intensifica nosso incômodo, além de incomodar os outros. Outras vezes até tentamos fazer algumas modificações,  queremos que os outros mudem inclusive, criticamos os outros, damos nossos conselhos, fazemos alguns movimentos, porém ficamos andando em círculos, por mais que haja esforço  parece que de nada adianta, um desgaste desnecessário. 

    O que está acontecendo que por mais insatisfeito que uma pessoa possa estar, e até saiba o que fazer, não sai do lugar? O que NÃO está acontecendo: é a mudança interna. Enquanto não mudarmos nossa atitude mental, nossa percepção que é tão subjetiva, não será possível mudar fora. Como a famosa frase do Gandhi "Seja a mudança que você deseja ver no mundo" . Você quer um mundo mais pacífico e amoroso? Então comece ser mais pacífico e amoroso, afinal o mundo, sociedade/ humanidade somos nós, cada um de nós tem sua importância e responsabilidade.  Quando uma pessoa pratica mais amorosidade o mundo já se torna melhor.  



Para ter ações mais benéficas para si e para os outros, melhor que seja de coração, quando você sente vontade e carinho nessas atitudes, sem ser forçado. Por isso quanto mais natural,  melhor, isso só pode ocorrer depois de um "trabalho interno".  





Muitas pessoas se preocupam (ainda bem!) com a higiene, em cuidar do corpo para ficar mais bonito, limpo e saudável, mas infelizmente não colocam em sua rotina os cuidados com uma parte fundamental: a mente (isso inclui seus pensamentos e emoções), se pudéssemos ver como vemos o corpo, a mente, certamente veríamos muitas ‘sujeiras’! Se houvesse mais atenção nesse aspecto com certeza haveria mais qualidade de vida.
 
Felicidade é um trabalho interno
 


Mas enquanto não acontecer essa mudança interior é muito bem vindo a prática, mesmo que pareça fingimento no início ou que seja chato, até interiorizando. Um exemplo simples é quando você se sente perdido, confuso, se sente bem "bagunçado" e faz uma faxina em casa,  arruma o quarto,  joga coisas fora,  separa roupas para doar,  então você se sente sendo "purificado" também,  se organizando tanto fora quanto dentro.

Na psicoterapia trabalhamos muito o autoconhecimento que é um grande catalisador de positivas transformações.   
Não podemos mudar o outro, mas podemos mudar o modo como olhamos (julgando menos e sendo mais empático) e como lidamos com o outro, e assim a RELAÇÃO já muda, isso é de imenso valor, não desperdice sua chance. Diretamente não podemos mudar ninguém, cada um no seu processo, porém não subestime seu poder de influência, agindo com autenticidade, "paz-ciência" e compaixão, você já está colocando mais Luz por onde e por quem passa. 

Se você se interessou por esse tema talvez também goste desse:
 http://belisaraujo.blogspot.com.br/2014/11/coragem-e-agir-com-o-coracao-mesmo-que.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário