quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Como você se trata?


"A principal tarefa do ser humano é dar a luz a si mesmo" Erich Fromm.
 
         Você não tem ou não teve os pais que gostaria? Isso vale para (ex) parceiro(a) também. Eles (ou um deles) te trataram com muita negligência, já que pareciam mais preocupados com outras coisas? Ou ao contrário, foram muito severos, te criticando e proibindo muito, exigindo mais que o máximo de você?
       Talvez você já saiba sobre a importância do perdão, o fato de que guardar mágoa você só está magoando a você mesmo. Perdoar é libertar você mesmo desse sofrimento. Eles fizeram o melhor que podiam, com o que sabiam, ou seja, muito pela ignorância, e em muitos casos provavelmente tiveram uma criação semelhante, ou mesmo, do outro extremo, aí tentaram compensar, indo para o outro pólo.
      Mas o que quero falar com você é sobre VOCÊ, já que os outros não conseguimos mudar. Será que você não tem um “pai interno” muito rígido, que se cobra muito? Pois talvez seu pai não esteja mais presente, ou tão presente, mas o que ficou interiorizado? Alguns agem consigo como o pai ou mãe age ou agia, e muitas vezes de maneira ainda pior. Ou você está sendo ausente consigo, se tratando com desleixo, deixando te tratarem como quiserem, dizendo sim para os outros, e não para si?  Se você está se desrespeitando, provavelmente quem mais precisa de perdão é você. Você se perdoar por se maltratar, com as autocríticas geralmente mais frequente que as criticas do outro, afinal, quem convive com você direto? Você pode ser seu pior inimigo. Mas quanto mais você toma consciência do seu diálogo mental, procurando mudar dos pensamentos contra você mesmo para ao seu favor, mais é possível ir fazendo as pazes e ficar em paz.  
     Então, seja como você foi ou é tratado pelos pais, pelo (ex) companheiro, ou seja quem for, o mais importante é como você se trata. Se te trataram com desprezo ou muita pressão, procure o equilíbrio, tratando-se como gostaria de ser tratado. Quem não gosta de ser tratado bem? Comece por você mesmo, seja sua melhor companhia. Você pode escolher não se abandonar e se tratar com muito amor, como realmente merece. Ninguém pode tirar esse amor por você, apenas te deixar cego para o que já há em ti, mas só se você permitir. Ainda dá tempo de enxergar-se verdadeiramente sem julgamentos, se acolher com toda compaixão. "Dê" a Luz para si, ou melhor: permita-se receber e deixe crescer, pois ela já está aí.

 "O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos." (Marguerite Yourcenar)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário